Cuidado com 'Momo', o desafio do WhatsApp que rouba suas informações pessoais

Cuidado com 'Momo', o desafio do WhatsApp que rouba suas informações pessoais

Cuidado com 'Momo', o desafio do WhatsApp que rouba suas informações pessoais

"Momo", uma lenda urbana que se tornou viral entre jovens e adolescentes na Internet, pode ser um instrumento para roubar informações pessoais de usuários desavisados. Pelo menos é o que vários especialistas em segurança cibernética estão advertindo.

A figura utilizada por Momo é uma escultura que pertence ao museu Vanilla Gallery, no distrito de Ginza, em Tóquio. É um personagem estranho que viralizou nas redes sociais, em grande parte pelas numerosas publicações feitas por blogueiros, tweeters e youtubers.

O desafio é se comunicar com 'Momo' através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Uma vez contatado, 'Momo' pode responder com ameaças violentas e até demonstrar que tem acesso a informações pessoais da pessoa.

Basta colocar o número de telefone na busca das redes sociais como Facebook e Instagram para saber todos os dados pessoais do proprietário, dependendo da privacidade da conta.

Mesmo com todos esses perigos, ainda tem pessoa que consegue se divertir.



"São técnicas que chamamos de engenharia social, onde tentamos enganar o usuário, neste caso, aproveitando a curiosidade de saber o que acontece se você escrever esse número", ao fazê-lo, as informações pessoais são entregues, explica o chefe do departamento latino-americano da empresa de segurança cibernética ESET, Camilo Gutiérrez.

Para evitar ser vítima desses tipos de armadilhas, os especialistas recomendam manter suas contas nas redes sociais fechadas ao público em geral, ter apenas pessoas conhecidas na lista de amigos e compartilhar o mínimo possível de informações pessoais.

Postar um comentário

0 Comentários