Google bane ES File Explorer e todos apps da DU na Play Store após escândalo de segurança
Os aplicativos como DU Screem Record, ES Filer Explorer, DU Speed Booster e todos outros 46 apps da DU Global, foram acusada de tirar prints da tela dos smartphones até mesmo das conversas WhatsApp, vídeos do Youtube e Fotos pessoais, para vender a empresas de anúncios.
Antes da proibição, a DO Global tinha cerca de 100 aplicativos na loja Play do Android, incluindo muitos publicados com nomes alternativos: 46 apps foram completamente eliminados.
Antes da proibição, a DO Global tinha cerca de 100 aplicativos na loja Play do Android, incluindo muitos publicados com nomes alternativos: 46 apps foram completamente eliminados.
De acordo com a nota emitida pela CheckPoint a campanha da empresa é composta por três ferramentas fundamentais. As ferramentas são três blocos distintos e separados por código que interagem independentemente com o mesmo número de anunciantes.
Considerando as diferentes implementações das bibliotecas usadas pelos diferentes circuitos publicitários, a campanha utiliza diferentes abordagens baseadas na agência alvo.
O escândalo de segurança também envolveu nomes como o ES File Manager, como reportamos no último final de semana, onde a ferramenta apareceu listada como pertencente a Du Global, sendo esta uma subdivisão da DO Global na tentativa de contornar o bloqueio imposto pelo time do Google.
Após a remoção do aplicativo, o Google também bloqueou a conta de desenvolvedor da "ES Global", sendo que a "Du Global" ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. De toda forma, o ES File pode ter violado alguma regra da Play Store.
Isso porque esse aplicativo já é conhecido por ter se envolvido em outros problemas no passado. Para quem não se lembra, no início deste ano, nós mostramos o quanto o ES File poderia ser perigoso para o smartphone dos usuários.
De acordo com analistas de segurança, o app contava com adware e até mesmo roubava dados. Agora, com a remoção da Play Store, resta aos usuários baixar opções mais seguras como o Files, que pertence ao próprio Google.
Ou seja, os apps nunca mais irão voltar na Play Store, e também não é recomendado baixar os apps fora da loja, já que os apps enviam seus dados para outras empresas.
0 Comentários
Use sua conta Google para comentar!